O tai chi chuan, faz parte das artes marciais milenares chinesas difundidas pelo mundo todo.
Mover lentamente, respirar em harmonia, equilíbrio como brisa suave e fundir com natureza, “é como nadar no seco” como diz o Mestre Moo Shong Woo.
O tai chi chuan é a energia infinita, arte da longa vida, arte da energia nos punhos, meditação no movimento, pois embora suas raízes estejam na antiga China, apresenta-se com ênfase na graciosidade, na sutileza e num ritmo cadenciado pela leveza, algo nada comum na sociedade ocidental.
Sua prártica relaxa a mente e o corpo, e é benéfica para o coração, a circulação, tornando as flexíveis as articulações e rejuvenescendo a pele, acalmando o sistema nervoso, auxiliando a digestão. Na respiraçãon o oxigênio é absorvido para nutrir e energizar o corpo e as toxinas são mais facilmente eliminadas.
Benefícios do tai chi
Físicos: aumenta a flexibilidade, fortalece os ossos e as articulações, tonifica os músculos, estimula a circulação sangüínea, normaliza a produção hormonal, melhora a respiração, corrige desvios posturais, beneficia o sistema nervoso central e revigora a energia vital.
Emocionais: acalma as emoções e promove o equilíbrio. Abre o coração, estimula a criatividade, disciplina, aumenta a confiança, desenvolve potenciais positivos, melhora o convívio social.
Espirituais: promove a paz interior. Facilita o discernimento dos verdadeiros valores da vida, eleva o espírito.
O objetivo do tai chi chuan é evitar o confronto, o ataque, é fugir de brigas e confusões. Você passa a ter mais paciência e jogo de cintura. Ele serve para descarregar a tensão e recarregar as energias. No espírito do tai chi chuan e da medicina chinesa, a base da saúde está diretamente ligada à energia interior chamada chi. Assim, os movimentos do tai chi chuan, que significa "suprema arte dos punhos", harmonizam e equilibram essa energia, aumentando o poder interior.
Há séculos observa-se que os praticantes de tai chi chuan apresentam características de saúde diferenciadas. Eles são mais tranqüilos, calmos, saudáveis, mais dispostos e felizes".
Esso constatação levou ao desenvolvimento de diversas pesquisas, que, ao longo do tempo, vêm comprovando cientificamente os benefícios terapêuticos do tai chi chuan na manutenção da saúde e da longevidade.
Já está comprovado que a prática desta arte é eficaz contra as artrites, a osteoporose, distúrbios dos rins, obesidade, problemas de coluna, complicações respiratórias e cardiovasculares. Por isso, ela é muito indicada para pessoas idosas", diz ele, afirmando que crianças também podem praticar a técnica, já que ela desenvolve a coordenação motora.
Posturas Corretas
Os Pés
Devem estar arraigados e abertos no solo suportando o peso pelo meio do pé. Os pés estão sempre alinhados com os joelhos
Os Joelhos
Normalmente flexionados até o meio dos pés e em baixas posturas vão no máximo até a ponta dos dedos dos pés. Nunca pendem para os lados e sim para frente e para trás. Estão sempre na mesma direção dos pés(Dedo maior).
O Cóccix
Levemente para frente, alinhado com o final da coluna.
As Mãos
Sempre soltas e ligeiramente côncavas(em semiconcha) com os dedos semi-abertos. O dedo do meio deve estar relaxado e os punhos quando se fecham ficam ocos como segurando um lápis.
A Cintura
Deve estar solta e ao mesmo tempo ancorada comandando todos os movimentos e girando todo o tempo como um eixo mestre.
O Abdome
Quanto mais relaxado estiver o abdome maior a capacidade de oxigênio.
Os Cotovelos e Braços
Os cotovelos ficam caídos e quando sobem chegam até a linha dos ombros. Os cotovelos nunca se estendem ou fecham radicalmente. Eles ficam como que arredondados e os braços formam um arco. Os cotovelos alinham-se com os joelhos no desenrolar das posturas.
Os Ombros e o Peito
Os ombros estão sempre soltos, relaxados e nunca encolhidos. O peito permanece plano e levemente afundado. De modo que a respiração afunda no Tan Tien(centro do corpo situado no baixo abdome onde a energia é armazenada).
As Costas e a Coluna
Sempre retas ou ligeiramente convexas, formando uma linha com o cóccix e o occipital.
O Queixo
Levemente afundado.
A Boca
A boca repousadamente fechada e a língua tocando no palato superior.
Os Olhos
Acompanham a mente e estão sempre em direção ao próximo movimento. Os olhos e a mente(intenção) são como uma locomotiva puxando os movimentos. Os olhos descem até 45°, fitam os movimentos, o oponente(imaginário) e o horizonte.
A Cabeça
Esta reta como que pendurada por um fio no topo. Para conseguir esta posição afunde levemente o queixo. A cabeça e o pescoço não se curvam. O pescoço gira junto com o umbigo acompanhando os movimentos da cintura. A cabeça não deve balançar ou sacolejar ao dar os passos.
A Mente
A mente esta vazia, ou seja, não esta apegada aos pensamentos. Os pensamentos passam e fluem como um rio e não permanecem. A mente deve relaxar o corpo. Não devemos pensar nos afazeres e desafios que teremos que enfrentar durante o dia e nem na reunião importante daqui a meia hora. Na pratica do Tai chi temos que estar "Sung"(Relaxados). Se nadarmos com o corpo tenso e endurecido, afundamos. Dizia o mestre Cheng man ching que praticar Tai chi é como nadar no seco. A mente deve estar concentrada nos movimentos. Quando mecanizamos os movimentos e deixamos de acompanha-los com a mente, o Tai Chi foge de nós. A mente deve estar alerta e consciente. O estado de consciência cresce com a prática.
A Respiração
A respiração deve ser abdominal e sempre calma, longa e profunda. O abdome deve estar sempre relaxado e a respiração deve ser feita somente pelo nariz. Só depois de bem aprendidas as posturas poderemos sincronizar a respiração com os movimentos. Do contrário, traremos prejuizos à saúde e ao nosso Tai chi. Os movimentos são sincronizados da seguinte forma: Inspirar ao Levantar, Recuar e Ajuntar. Expirar ao Abaixar, Avançar e Liberar. Nunca prenda ou force a respiração.
Forma 24 posturas yang
1. Abertura - qi3 shi4
2. Acariciar a Crina do Cavalo (esq., dir. e esq.) - ye3 ma3 fen1 zong1
3. Garça Branca Estende as Asas (Abre, Alonga) - bai2 he4 liang4 chi4
4. Defender o Joelho e Empurrar (dir., esq. e dir.) - lou1 xi1 ao3 bu4
5. Tocar a Pi Pa (Harpa) - shou3 hui1 pi2 pa
6. Recuar e Repelir o Macaco (4 vezes) - dao4 nian3 hou2
7. Acariciar a Cauda do Pássaro (esq.) - lan2 que4 wei2
8. Acariciar a Cauda do Pássaro (dir.) - lan2 que4 wei2
9. Chicote Simples - dan1 bian1
10. Mãos como Nuvens (3) - zuo3 you4 yun2 shou3
11. Chicote Simples - dan1 bian1
12. Patada do Cavalo - gao1 tan4 ma3
13. Chutar com o Calcanhar Direito - you4 deng1 jiao3
14. Bater nas Orelhas do Oponente com o Punho - shuang1 feng1 guan4 er3
15. Girar o Corpo e Chutar com o Calcanhar Esquerdo - zhuan3 shen1 zuo3 deng1 jiao3
16. Serpente Volta ao Ninho (Rastejando) e Galo Dourado - xia4 shi4 du2 li4
17. Serpente Volta ao Ninho (Rastejando) e Galo Dourado - xia4 shi4 du2 li4
18. Lady Jade Trabalha no Tear ( dir. e esq.) - yu4 nu3 chuan1 suo1
19. (Procurar) Agulha no Fundo do Mar - hai3 di3 zhen1
20. O Leque Atravessa as Costas - shan4 tong1 bei4
21. Avançar o Passo, Bloquear e Socar - jin4 bu4 ban1 lan2 chui2
22. Fechamento Aparente - ru2 feng1 si4 bi4
23. Mãos Cruzadas - shi2 zi4 shou3
24. Fechamento - shou1 shi4
adorei eese postegem!!!
ResponderExcluir