segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A importância dos sonhos

(Imagem do sonho: Guardião do portal da alegria universal)

Estou começando a ler o livro O HOMEM E SEUS SIMBOLOS na concepção e organização de Carl G. Jung. O assunto é maravilhosamente vasto então vamos falar dele.
 Vou começar falando o que é e como o sonho e o pesadelo  aparece, isso através dos olhos científicos" quer dizer eu li isso na revista superinteressante do mês de outubro de 2010
Dizem que temos 3 vidas paralelas. Uma é esta aqui, de quando você está acordado. Outra é o sono. O sonho é a terceira: duas horas por noite em que o corpo está paralisado, mas algumas áreas do cérebro ficam mais aceleradas do que o normal. Só que de um jeito diferente: de dia, a parte do cérebro que mais trabalha é o gerentão da mente: o córtex pré-frontal, o setor de massa cinzenta logo atrás da sua testa responsável pelo pensamento racional. No sonho é o contrário: essa área apaga e o resto funciona a toda.

Para entender melhor, pense no cérebro como uma escola. De samba. São várias áreas (ou alas, no caso) fazendo tarefas diferentes. Na vida acordada, cada uma faz seu trabalho bonitinho, sob o comando do córtex pré-frontal. Mas à noite é anarquia pura. Livres do controle da gerência, áreas que nunca interagem de dia começam a trocar informações feitas loucas. Tipo: passistas da ala das memórias antigas se embrenham na do córtex visual (a parte que processa imagens). Nisso as memórias incitam a produção de um cenário do passado. E você pode sonhar com um lugar bonito para onde foi aos 6 anos de idade. Depois gente de outra ala, a das emoções profundas, aparece por lá. Aí o amor da sua vida pipoca naquela paisagem. E a festa na sua cabeça vai entrando pela noite. Cada vez mais doida.

Chega uma hora que ninguém é de ninguém. Tudo fica misturado. Aí você pode sonhar que seu escritório fica num barco, e que esse barco navega numa avenida. Quer sair voando? Beleza. Nem o pensamento racional nem a gravidade estão lá para impedir. A memória de curto prazo, que depende diretamente do córtex pré-frontal, está desligada também. Então os rostos mudam o tempo todo, você não consegue ler direito... Até por isso seu avatar do sonho é sempre disléxico.

O sonho tem uma importância fundamental na qualidade de nossa vida; e saber compreender o sentido do que se vive neles é fundamental. Analisá-los pode acrescentar muito.  Mas não vale ir ao dicionário de sonhos e tentar fazer uma interpretação pelo que se vê por lá, não é assim que funciona não se pode fazer uma suposição previa de um sonho, temos que analisá-lo profundamente, o sonho é uma expressão especifica do inconsciente de cada sonhador. Alem de memória de um passado consciente longínquos também pensamentos inteiramente novos e idéias criadoras podem surgir do inconsciente. Idéias e pensamentos que nunca foram conscientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário