sábado, 29 de janeiro de 2011

Jung e a Pintura espontânea




Carl Gustav Jung(1975-1961), foi o criador da psicologia analítica e também reconhecido como um dos sábios do século XX. Deixou contribuições centíficas que são usadas para a melhor compreensão da alma humana. A sua obra demonstra um profundo interesse pelas questões espirituais, enquanto fenômeno psiquico.  Segundo Jung, "assim como uma planta produz flores a psique cria seus simbolos".
Como em um processo de catarse, a pintura espontânea expressa a alma humana por meios de símbolos, e por meio dessa arte, o artista é levado à individuação, entrando assim em uma etapa de evolução, trazendo os conteúdos da sombra para o consciente.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

personalidade criativa X individualismo



Se você ja ouviu coisas do tipo, por que não liga para mim, nunca quer sair com os meus amigos, você esqueceu de novo do meu aniversario, esta correndo um grande risco de ser taxado como individualista.
Individualismo, individualidade, egoísmo, são palavras amiguinhas, mas com o significado sutilmente diferente. O individualismo ocorre quando, o sujeito, estando no coletivo, coloca as suas prioridades, acima de tudo, O egoísmo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Na INDIVIDUALIDADE, o sujeito consegue estar inserido no coletivo, preservando as suas necessidades pessoais, sem precisar impô-las aos outros, sugere autoconhecimento e um nível equilibrado de auto-estima.
Diante dessas breves definições, qual seria a mais apropriada à nós? Acho que a palavra que melhor exprime essa característica é DESMEMORIADA, só não lembramos de quem, quando e nem por que as pessoas fazem aniversários, não nos lembramos de telefonar, e quando lembramos de telefonar não nos lembramos o por que telefonamos, é difícil lembrar que temos que elogiar, mesmo quando achamos bonito, ficar por horas fazendo algo que só interessa a nos mesmo distrai tanto que nos esquecemos que necessitamos interagir com os outros. Simples distração é isso! por mais que queiramos fazer as pessoas que amamos felizes, a nossa distração é tamanha que as vezes até temos a certeza que estamos dando toda a atenção do mundo, sem nem se quer olhar para elas, mas isso é perturbador para quem convive conosco então siga essas dicas :
  • Nunca, nunca, mas nunca mesmo esqueça de dizer você está linda!
  • Coloque um aviso sonoro com as datas importantes
  • Para os aniversários dos amigos, lembretes em post it no telefone, na geladeira em frente ao vazo sanitário.
  • Demonstre atenção quando alguém  estiver contando algo, balance a cabeça em afirmativo mas com o ar de imparcialidade. Assim se o assunto for positivo ou negativo, o outro deduz o que quiser
  • Tente convencer como é interessante o que você esta fazendo, pode ser que a o outro acredite em você.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A personalidade criativa X conformidade


Segundo o dicionário o significado de conformidade é um processo pelo quais as crenças ou comportamentos das pessoas são influenciados por outros dentro do grupo.
Como ser conformista se passamos uma grande parte de nossa vida analisando tudo? Não nos conformamos com a hierarquia de classes, de sexo, de raça, de inteligência e muito menos com frases do tipo “nasci assim e vou morrer assim”.  Analisamos, e com base nos valores e desejos do nosso coração vamos mudando, gostamos de desafiar regras e de fazer coisas que outras pessoas julgam difícil ou ate mesmo impossível, não conseguimos nos conformar com toda a idéia que nos é imposta, temos as nossas própias!
Os não conformistas sempre acham que as coisas podem ser melhores, uma ambição ilimitada que muitas vezes nos levam a sofrer e terminar a vida de modo rancoroso e negativo, por que em verdade não estava preocupado em mudar o mundo e sim estar contra ele.
O não conformismo descontrolado não é legal, pois se conformar com algumas coisas também é sinal de maturidade. Mas por falar em maturidade... Essa  palavra é pouco usada no vocabulário de uma pessoa com a mente criativa, então é provável que continuemos não nos conformando com as coisas da vida, então o jeito mais fácil de lidar com essa parte é aceitar! Ter aceitação, que é algo diferente de se conformar, mas que serve muito bem para o bom convívio.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Arte da tatuagem,


A pintura espontânea é uma arte entrelaçada com diversos tipos de artes, melhor dizendo é entrelaçada com tudo que acontece dentro e fora da pessoa, postarei sobre tatuagem aqui, pois a pouco reencontrei um amigo de infância um grande tatuador “PAUSE TATOO” a especialidade dele é preto e cinza, figuras Realista é realmente um trabalho magnífico, www.checkoutmyink.com/profile/pausetattoo    www.tattooartists.org/pause a tatuagem teve origem a mais de 3500 anos atrás como uma forma de união cultural ( pessoas com a mesma característica social e religiosa) os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida, tipo nascimento, e para relatar fatos da vida social, até hoje fazemos isso, a muito a tatuagem deixou  de ser um símbolo de marginalidade, e passou a ser uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo. Encontramos varias origens para a tatuagem, em diferentes momentos e em diversas partes do mundo. A arte de tatuar é conseqüência que o tatuador aprendeu durante anos um grande tatuador tem que ser um bom desenhista, mas é claro que alguns se superam imortalizando em pessoas a sua arte.

Os Tipos de Tatuagem

Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.

Sumi: técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.

Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.

Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.

Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.

Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.

Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.

Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.

Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.

Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.

Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.

Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.

Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.

personalidade criativa - Habilidade de correr riscos, coragem.




O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para fugir.
Isso funciona muito diferente em um mente criativa o medo o impulsiona a seguir a diante, excita. Esse prazer que sentimos mesmo que inconsciente em correr riscos nos faz esta sempre “dando um jeito” de nos me meter em confusão, em lugares perigosos, nos levam a fazer coisas arriscadas, até mesmo os mais comedidos já colocaram a mão na boca do leão só para sentir a adrenalina, e ela quando entra na corrente sanguínea, e altera o nosso batimento cardíaco, êxtase! Acho que vira um vicio, a vontade de sentir isso é constante. Você pelo menos já deve ter fechado o guarda chuva no meio de um temporal só para correr o risco de pegar um resfriado, ou  fazer um comentário e ou contar algo para alguém mesmo sabendo que a pessoa vai se alterar, soltar do ônibus bem no meio de uma comunidade bem violenta só para andar tremendo, descer ladeira de com a bicicleta sem freio, pegar as chaves do carro do pai sem pedir,  andar pela rua na madrugada sozinha, dirigir em alta velocidade, qualquer coisa para sentir a adrenalina nas alturas, mas muitas vezes nos arrependemos até mesmo por fazer outras pessoas se arriscarem ou se preocuparem conosco, ver as pessoas que nos amam de sofrendo por medo da nossa falta de medo nos leva a pensar percebemos o que estamos fazendo e vem o arrependimento mas passa rápido e logo depois estamos outra vez procurando algo para nos extasiar.  





sábado, 22 de janeiro de 2011

personalidade criativa


Continuando a ser criança quando se chega à idade adulta não deveria ser taxado como uma neurose, psicose ou nenhuma doença psicossomática, algumas síndromes como a de Peter pan e Cinderela, transtornos como o de déficit de atenção ou mesmo neuroses como a puer aeternus.  Tem sintomas similares e na maioria deles incomodam as outras pessoas e não a eles próprios, o conjunto de sinais como fantasias, espontaneidade, impulsividade, distração. Está contido em diversas patologias psicológicas, Sensações de que o mundo social é chato e que não nos encaixamos nele é um sintoma compartilhado por milhares de pessoas até por aquelas personalidades senex. Verificamos então como é a personalidade de uma pessoa com a mente criativa, a principal característica dessa personalidade é o espírito infantil a imaginação aguçada sem limitadores como regras , preconceitos, vigilância. A ingenuidade de uma criança na mente de um adulto. O comportamento de um mente criativa se molda a partir do seu próprio desenvolvimento e não pode ser modificado por regras externas, moldar um mente criativa só se for por meios de sua incorporação ao processo criativo, pessoas de mente criativa agem como crianças descobrindo a vida, aprendendo e experimentando principalmente com os seus propios erros, esse tipo de habilidade não se encaixa muito bem na vida comum, aonde as regras são rígidas, somos sempre “diagnosticado” como tendo uma falha ou distúrbio na personalidade. Após 40 anos de pesquisas conclui que podemos encontrar a paz espiritual, e ter uma boa convivência com os outros para isso só precisamos ter uma mente criativa. Erica

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Habilidades para realizar suas fantasia, inspirações.


O que para os outros são fantasias, imaginação, insanidade,um sonho muitas vazes impossível, para um “mente criativa” é uma vontade forte, uma inspiração incontrolável que destemidamente temos que realizar, é uma obrigação, uma vontade visceral.
A nossa mente vagueia entre mundos, muitas vezes tão perfeita essas criações que chegamos a ter duvidas em qual realidade estamos vivendo.
A física quântica nos fala que somos compostos de fragmentos de luz, que estão simultaneamente em diversas realidades habitando outras vidas, outras historia. Pode ser que as nossas inspirações venham desses lugares, desses mundos que todos freqüentam, mas que só nois “lembramos”
A verdade que isso causa um espanto nos outros, e muitas vezes nos deixa em duvidas se devemos ou não contar a alguém  ou realiza-las eu já passei varias vezes, por isso muitas delas eu resisti, mas algumas por mais que eu tenha tentado esperar a vontade passar tive que ir a luta e realizar, uma delas foi a pintura criativa que faço hoje em dia, foi exatamente assim um dia acordei com uma vontade forte, tão forte que eu não pensava em outra coisas eu só queria  comprar a tela, tinta e pintar, na época me parecia loucura já que alem de nunca ter pintado nada, antes disso eu não tinha sido uma pessoa ligada as artes. Tentei não pensar no que os outros iriam achar de mim... mentira!  Eu pensei e pensei muito “ vão achar que eu enlouqueci de vez”, “ e se a minha pintura for horrível”,”há vão rir de mim”! eu até que quis desistir, mas não deu, não dá! Quando a vontade vem por mais desconexa que pareça a nossa fantasia temos que realizar, você deve ter tido muita dessas fantasias e também deve ter ignorado ou tentado ignorar algumas das suas inspirações, não por você próprio, mas sim por medo do que “eles” vão achar. 


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Habilidade para expressar emoções


Alegria, tristeza, medo, surpresa, preocupação, vergonha, felicidade, aborrecimento, dor, raiva, desânimo, desapontamento, bom humor, ciúmes, inveja etc.
A emoção humana é um estado mental organizado no sistema límbico do cérebro aonde substâncias neuroquímicas regulam o nível de atividade , como movimentos corporais visíveis, gestos e postura.
Isso é algo normal a todo ser humano, entretanto nos “mentes criativos” essa normalidade é acentuada, alguns sentimentos são expressados com tanta clareza que por vez parecem uma peça teatral, gerando a desconfiança dos outros, e muitas vezes nos deixando em uma “saia justa” . em alguns momentos deveríamos nos mostrar indiferente aos acontecimentos, mas se estamos sentindo não conseguimos, o corpo demonstra facilmente o sentimento que queremos esconder.
Em uma certa parte da minha longa vida real estava apaixonada pelo namorado de uma amiga, eu a adorava e não queira de forma alguma magoa-La mas era só o rapaz chegar perto que não conseguia disfarçar, eu visivelmente tremia, a voz ficava melosa, involuntariamente eu fazia biquinho e jogava charminho, e o ciúme... Quando ele a beijava na minha frente a reação era espontânea o rosto esquentava os músculos faciais se enrijecia, e automaticamente eu fazia uma grosseria, não demorou nada para a minha amiga perceber.
Então amigos criativos muito cuidado ao tentar esconder algo, DESISTA de fazer no caso de você achar impróprio ou desconfortável, pois um telefonema que  receberes ou um e-mail lido em um momento errado o seu corpo, os seus olhos e até mesmo o seu cheiro vai entregar você.
Mas como tudo tem dois lados essa nossa facilidade demonstrar nossos sentimentos se torna uma vantagem magnífica, quando demonstramos o nosso amor e o nosso desejo a pessoa que também nos ama, fazer amor com um mente criativa é sentir a plenitude do ato,  o mente criativa demonstra seu prazer com a alma, cada parte do seu corpo vibra,  a pele exala  um feromonio extremamente ativo deixando o parceiro embriagado e alucinado. A pessoa amada não tem duvidas do nosso amor!^
Essa é para mim uma ótima característica, nos deixa sensível, nos da uma sensação de sermos muito verdadeiros e honestos.
De acordo com a psicóloga Tânia Regina O. “As emoções independem da nossa vontade. Não temos controle sobre elas em si. Podemos controlar a sua expressão, mas nunca deixar de sentir cada uma delas, isso seria impossível e prejudicial ao ser humano.” - in www.via6.com


Mas, se você quer muito manter o domínio sobre essa característica ai vão algumas dicas:






Lembre-se: não se trata de bloquear esses sentimentos. Na dose certa, eles são fundamentais. Uma pessoa sem agressividade nenhuma não terá força para lutar pelas suas conquistas, se não for ciumenta, não conseguirá cuidar do que é seu, completo com a a Ph.D. em psicologia Ana Maria Rossi, especialista em biofeedback e presidente da Isma-Br (International Stress Management Association, associação internacional que estuda o estresse e suas formas de prevenção).
 O medo ou a ansiedade, por exemplo, em pequenas doses, pode ajudar você a não se arriscar demais num negócio ou fazer com que você planeje e se prepare para enfrentar melhor uma situação difícil. “As emoções também podem funcionar como molas propulsoras para enfrentar desafios",  então o melhor é relaxar e ser o sentimental, chorar muito, dar altas gargalhadas,  mandar flores, escrever bilhetes de amor, fazer bico e beicinho de decepção, ficar roxo de raiva!  E o que tem?


domingo, 16 de janeiro de 2011

o Inicio


Era uma quarta feira  de 2009 acordei, com um impulso muito forte de comprar tela, tinta e pincel, achei que fosse mais uma vontadezinha das que eu tenho sempre, mas ao passar das horas, a vontade ia aumentando como se fosse uma fome, eu precisava comprar essas coisas, a vontade  já tinha virado agonia,  e por volta das 12h, não conseguia pensar em outra coisa.
  Os antecessores 39 anos eu nunca nem se quer tinha reparado em uma arte plástica, isso parece uma absurdo mas é a pura verdade, devo ter passado por milhares de pinturas , que não me dei conta que  estavam ali. E por que esse desejo louco agora? Não conseguia nem imaginar o porquê, as 14h parecia que eu não comia há vários dias, mas a minha fome era de pintar e fissurada sai a procura do meu alimento, eu precisava de qualquer forma tranqüilizar a tempestade que havia se formado dentro de mim, comprei uma tela pequena um pincel e tintas acrílica, não tinha idéia do que estava fazendo , mas ao mesmo tempo eu tinha certeza que era o certo. Devo ter voltado tele transportada, pois nem me lembro da trajetória de volta, a partir desse momento eu já estava "pintando", lembro-me só quando acabei essa primeira telinha, uma EXPLOSÂO, era exatamente o que estava acontecendo comigo naquele momento, algo muito poderoso que habitava dentro de mim estava saindo com tremenda força, lembro-me da sensação que tive quando acabei a tela e a vi. Um êxtase tão grande, senti sob a pele a energia vibrando em todo meu corpo, enquanto a minha consciência me trazia de volta a “terra” aparecia uma sopa de sentimentos dentro de mim, a satisfação, misturada com o medo, desejo, felicidade, perplexicidade. Algumas horas depois eu já precisava repetir tudo, queria de novo ir naquele mundo, viver aquela realidade outra vez!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Beyonce - Ave Maria (I Am World Tour)



Ave Maria

Ela estava perdida em tantos caminhos diferentes
Na escuridão, sem orientação
Eu sei quanto vale
Uma mão derrotada que nunca encontrou a graça de Deus
Embora eu...

Eu encontrei o Céu na Terra
Tu és o meu fim, o meu princípio
E então eu ouço essa voz interior
Ave Maria

Eu estava sozinha
E, em seguida, cercada por amigos
Como poderia ser o silêncio tão alto?
Mas eu ainda vou para casa
Sabendo que eu tenho você
Só existe nós quando as luzes se apagam

Tu és o meu Céu na Terra
Tu és a minha fome, a minha sede
Eu sempre ouço essa voz interior
Cantando Ave Maria

Às vezes o amor pode vir e passar por ti
Enquanto estiveres ocupada a fazer planos
De repente bate (à tua porta) e enfim tu percebes
Que não está ao alcance da tua vontade
Querida, tu tens que entender

Tu és o meu Céu na Terra
Tu és o meu fim, meu princípio
E então eu ouço essa voz interior
Ave Maria

Danças circulares

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A pintura espontânea


A pintura espontânea  é a expressão mais pura da arte, ao ser fecundada por sentimentos a alma passa a gerar um símbolo, uma imagem, e que ao final da gestação nasce espontaneamente em forma de uma pintura.
   E como em um parto, não dá simplesmente para evitar, ela nasce, com a mesma energia que nasce uma criança, com uma vida, com uma personalidade repleta de sentimentos os símbolos reproduzidos na pintura espontânea estão guardados nos níveis mais profundos da mente e simbolizam informações do inconsciente pessoal e coletivo, por isso são pinturas que tocam diretamente na alma muitas vezes traduzindo não só o que estava contido no interior do artista, mas também no inconsciente do observador.