Alegria, tristeza, medo, surpresa, preocupação, vergonha, felicidade, aborrecimento, dor, raiva, desânimo, desapontamento, bom humor, ciúmes, inveja etc.
A emoção humana é um estado mental organizado no sistema límbico do cérebro aonde substâncias neuroquímicas regulam o nível de atividade , como movimentos corporais visíveis, gestos e postura.
Isso é algo normal a todo ser humano, entretanto nos “mentes criativos” essa normalidade é acentuada, alguns sentimentos são expressados com tanta clareza que por vez parecem uma peça teatral, gerando a desconfiança dos outros, e muitas vezes nos deixando em uma “saia justa” . em alguns momentos deveríamos nos mostrar indiferente aos acontecimentos, mas se estamos sentindo não conseguimos, o corpo demonstra facilmente o sentimento que queremos esconder.
Em uma certa parte da minha longa vida real estava apaixonada pelo namorado de uma amiga, eu a adorava e não queira de forma alguma magoa-La mas era só o rapaz chegar perto que não conseguia disfarçar, eu visivelmente tremia, a voz ficava melosa, involuntariamente eu fazia biquinho e jogava charminho, e o ciúme... Quando ele a beijava na minha frente a reação era espontânea o rosto esquentava os músculos faciais se enrijecia, e automaticamente eu fazia uma grosseria, não demorou nada para a minha amiga perceber.
Então amigos criativos muito cuidado ao tentar esconder algo, DESISTA de fazer no caso de você achar impróprio ou desconfortável, pois um telefonema que receberes ou um e-mail lido em um momento errado o seu corpo, os seus olhos e até mesmo o seu cheiro vai entregar você.
Mas como tudo tem dois lados essa nossa facilidade demonstrar nossos sentimentos se torna uma vantagem magnífica, quando demonstramos o nosso amor e o nosso desejo a pessoa que também nos ama, fazer amor com um mente criativa é sentir a plenitude do ato, o mente criativa demonstra seu prazer com a alma, cada parte do seu corpo vibra, a pele exala um feromonio extremamente ativo deixando o parceiro embriagado e alucinado. A pessoa amada não tem duvidas do nosso amor!^
Essa é para mim uma ótima característica, nos deixa sensível, nos da uma sensação de sermos muito verdadeiros e honestos.
De acordo com a psicóloga Tânia Regina O. “As emoções independem da nossa vontade. Não temos controle sobre elas em si. Podemos controlar a sua expressão, mas nunca deixar de sentir cada uma delas, isso seria impossível e prejudicial ao ser humano.” - in www.via6.com
Mas, se você quer muito manter o domínio sobre essa característica ai vão algumas dicas:
Lembre-se: não se trata de bloquear esses sentimentos. Na dose certa, eles são fundamentais. Uma pessoa sem agressividade nenhuma não terá força para lutar pelas suas conquistas, se não for ciumenta, não conseguirá cuidar do que é seu, completo com a a Ph.D. em psicologia Ana Maria Rossi, especialista em biofeedback e presidente da Isma-Br (International Stress Management Association, associação internacional que estuda o estresse e suas formas de prevenção).
O medo ou a ansiedade, por exemplo, em pequenas doses, pode ajudar você a não se arriscar demais num negócio ou fazer com que você planeje e se prepare para enfrentar melhor uma situação difícil. “As emoções também podem funcionar como molas propulsoras para enfrentar desafios", então o melhor é relaxar e ser o sentimental, chorar muito, dar altas gargalhadas, mandar flores, escrever bilhetes de amor, fazer bico e beicinho de decepção, ficar roxo de raiva! E o que tem?
Érica, muito legal esse post, no blog http://psicoeticaemfoco.blogspot.com.br/ tem uma matéria com o tema emoções. Confira! Aguardo seu comentário.
ResponderExcluir