sábado, 29 de outubro de 2011

Como montar um ateliê?

Como montar um ateliê? Fizeram-me essa pergunta e vou tentar responder, depende do ateliê! Se o que você quer for um ateliê de arteterapia, acho que posso lhe ajudar. meu ateliê real tem um espaço físico bem restrito, e é claro que eu vivo sonhando com um ateliê espaçoso, silencioso, arejado, magnífico! Mas as minhas musas criativas conseguem muito bem brincar no meu micro ateliê.
Um ateliê de arteterapia visa principalmente a arte como terapia fazendo renascer e manifestar-se a capacidade humana que todos temos de nos modificar e modificar o nosso mundo, retirando as experiências do cotidiano e as transformando, trabalhando com a expansão da consciência dando espaço para as possibilidades de cura da alma e por conseqüência disso as curas do corpo. O experimento de varias técnicas estimula e facilita o movimento de criatividade, o artista-cliente produz seu próprio processo terapêutico, auxiliado por um arteterapeuta ele consegue desvelar os segredos de sua própria existência, então o que você precisa para ter um ateliê particular? Vontade e Criatividade!
Uma pequena mesa, algumas tintas e pinceis, lápis de cor, carvão de desenhos, papeis, gravuras para colagem, etc, com o tempo você saberá quais os materiais serão indispensáveis para o seu ateliê. E sugiro que nesse território sagrado, sejam invocadas as musas da criatividade, que lhe mostraram o caminho, mas colorido e criativo a seguir.



“Criatividade é a celebração de nossa grandeza, do nosso senso de tornar tudo possível.
Criatividade é a celebração da vida. [...] Criatividade é a expressão da presença de Deus
em minhas mãos, olhos, mente – na totalidade de mim. Criação no sentido da afirmação
do divino em cada um, de transcender a luta diária pela sobrevivência e o peso da
mortalidade – um clamor de angústia e celebração. [...] Finalmente, criatividade é um
ato de bravura. Afirma: estou disposto a arriscar o ridículo e o fracasso para poder
experienciar este dia com frescor e inovação. A pessoa que ousa criar, romper barreiras,
não só partilha um milagre, mas se dá conta de que em seu processo de ser, ela é um
milagre.”
Joseph Zinke

Nenhum comentário:

Postar um comentário